Diário

  • Dia 16/12/2013

    • atividade 3.1 

      Procuro ter uma atuação em sala de aula pautada, ate onde eu entendo, numa prática dialógica, sempre dialogando com a sala para interagir com seus anseios. Percebo que a educação mudou, principalmente no que se refere a educação pública, e necessita muito mais do que conteúdo programático uma atenção por nossa parte como educador para entender de que forma vou me comunicar com aquela turma. 
      As tecnologias entram, a medida que percebo o quanto meus alunos fazem uso delas, o quanto eles tem acesso, em suas casas, por meio de celulares, para que eu possa utiliza-las em benefícios deles. 
    • atividade 2.8 

      A criação de blogs e fotologs permite maior interação com alunos e o mundo de forma geral. Esta afirmação pode ser constatada quando observamos o numero de visitantes que os mesmos recebem e a quantidade em que os mesmos são disponibilizados. Seja qual for o assunto a ser pesquisado, podemos encontra-lo na internet. 
    • atividade 4.3 

      Ao ler o trabalho realizado por Silvio da Costa Pereira, nas escolas de Florianópolis, percebi uma identificação imediata com os trabalhos realizados nas escolas em que trabalhei. Uma de suas colocações que mais me chamou atenção é quando ele relata que professores (as), possuem menos habilidade ou afinidade com o uso das mídias que os alunos. Ele relata que isso ocorre por serem de gerações distintas onde outrora não convivíamos com tais tecnologias (eu me enquadro nesse perfil). 
      Recentemente presenciei uma atividade na minha unidade escolar, onde o professor de educação física e de artes, na montagem de uma grupo de dança, filmava os alunos nos ensaios e no inicio do próximo ensaio apresentava a filmagem para que eles pudessem ter a percepção do seu desempenho e do todo.O resultado foi muito positivo, ajudando os alunos a melhorarem seu perfil e se identificarem com o projeto. De acordo com o pesquisa do Silvio da Costa Pereira, acredito que esteja dentro do esperado, pois foi utilizado um recurso tecnológico muito simples, celular com câmera digital, editado pelos próprios alunos e depois usando um notebook apresentava o resultado na quadra de esportes antes do próximo ensaio. O uso da mídia foi feito sem envolvimento de custos, de forma bem cotidiana e natural para os alunos e todos participaram.
  • Dia 12/12/2013

    • atividade 4.1 

      Trabalhar com aluno na produção de vídeos não é tarefa difícil, uma vez que todo trabalho que envolve tecnologia faz parte do cotidiano do aluno. O envolvimento desperta a curiosidade no fazer, automaticamente o aluno aprende, eles mesmos participam colaborando na organização da atividade dividindo as tarefas de acordo com suas habilidades, e o aprendizado acontece de forma desigual, respeitando os limites de cada um.
  • Dia 11/12/2013

    • atividade 3.7 

      O curso em questão é sem dúvida muito enriquecedor para o professor que atua em sala de aula ao por em prática as atividades e constatar a eficácia de sua utilização. As tecnologias não podem de forma alguma serem deixadas a parte do currículo escolar, pois o aluno deixa de aprender e passa abstrair os conceitos, pois ele passa a fazer uso de uma ferramenta de seu tempo "o uso da tecnologia", consegue observar, visualizar os fenômenos em seu cotidiano e relacioná-los com a realidade global. O suporte e a atenção que tenho recebido por parte da tutora do curso tem sido o promotor do meu sucesso, fora as aulas presenciais tiro minhas dúvidas a qualquer momento, o que demonstra mais uma vez o sucesso do uso das tecnologias na educação. 
    • atividade 3.6 

      Os conteúdos trabalhados no projeto elaborado com a participação dos alunos estão todos contemplados no currículo formal, a diferença é que o mesmo desperta interesse do aluno através da situação problema, e da investigação com a possibilidade do uso da tecnologia (ferramenta que alunos adoram trabalhar). A grande diferença que evidencio é o interesse e a correlação do problema evidenciado no local pelos alunos e associando ao global.Dessa forma entendo que no currículo deve estar inserido todo tipo de tecnologia a ser usada pelos alunos que possam promover a aprendizagem.
    • atividade 3.5 

      O desenvolvimento da atividade planejada com os alunos, no decorrer de sua execução surgiram alguns problemas com relação ao uso da tecnologia, diante do problema ampliamos as coletas de imagens para grupos de alunos e não mais individualmente como proposto de início. O prazo de entrega das imagens também necessitou ser ampliada a pedido dos alunos em decorrencia das chuvas do final de semana.
    • atividade 3.2 

      Para abordagem do projeto elaborado com os alunos sobre Meio Ambiente, a questão do lixo, acontece em sala de aula fazendo uma roda de conversa sobre as questões ambientais. As carteiras da sala são afastadas e criamos uma roda de cadeiras onde ficamos todos de frente. Começo com a seguinte pergunta: O que é meio ambiente? A partir dai ouço todos os comentários durante algum tempo, depois direciono para o objetivo e convido-os a participarem.
  • Dia 25/10/2013

    • Atividade 2.5 

      O hipertexto pode apresentar links, que não são somente palavras, mas imagens, vídeos, sons, enfim uma infinidade de oportunidades para enriquecer, explicar o texto em questão. Desta forma a abstração de seu conteúdo ser torna muitíssimo rica em conteúdo, possibilitando dinamismo e facilidade em compreensão.
    • Atividade 1.7 

      O curso em andamento tem proporcionado excelentes oportunidades de aprendizagem no uso da tecnologias na educação. Ate então eu tinha uma visão muito diferente de como os meios tecnológicos poderiam ser utilizados.Uma das situações de aprendizagem muito significativa para mim foi a pesquisa que realizei na minha escola com relação ao uso das tecnologias, da qual descobri que alguns professores fazem excelente uso, outros , acham essa realidade distante, como eu já pensei um dia. O conteúdo do curso e a metodologia utilizada vem de encontro com as ferramentas necessárias que preciso para melhor aproveitar o material disponível na escola e de posse de nossos alunos, pois entendi que tecnologias não é somente o que a escola oferece mas também o que o aluno possui e conhece. Com relação a formadora do curso acho ela excelente, presente e atuante. O curso é muito bem ministrado, as aulas presenciais são organizadas, as dúvidas esclarecidas, temos um canal de comunicação via internet (emails), que são sempre respondidos, esclarecendo qualquer dúvida com relação ao curso e as atividades que possam surgir.
  • Dia 23/10/2013

    • Atividade 1.5 

      Para que professor possa desenvolver uma prática pedagógica integradora, penso que ele deve aliar, sempre que possível todo conteúdo curricular as tecnologias disponíveis em sua escola, ou ao alcance de seus alunos. Devemos tentar acompanhar a evolução tecnológica de nosso tempo, observarmos qual a “linguagem” que podemos usar para trabalhar com os alunos. As tecnologias abre essa possibilidade de comunicação, interação conteúdo & aprendizagem. As ações que podem ser criadas como situações de aprendizagem usando uso de tecnologias podem ser muito simples, e terem um grande significado para o estudante, como por exemplo, em uma aula de Geografia que se esteja falando de fusos horários, mostrar a sua apresentação em um aparelho de celular, disponíveis em muito aparelhos, que provavelmente vários alunos da sala terão disponíveis. O sistema geralmente vem com alguns marcadores e indicam os horários mundiais. O aluno geralmente se encanta com a visualização da informação e ocorre abstração do conceito de forma muito natural e eficiente.
  • Dia 10/10/2013

    • Atividade 1.3 

      As tecnologias vem chegado as escolas por intermédio de nossos alunos, penso que são eles os detentores desse conhecimento, ou pelo menos é pelo encantamento por parte dos estudantes que a educação, de forma geral, tem buscado esse recurso. As práticas pedagógicas não precisam de mudanças efetivas, apenas de adaptações, no dia a dia do professor a tecnologia está presente, independente dos recursos que a escola pode oferecer. Contamos hoje com os aparelhos celulares portados pelos alunos que detém vários recursos, grande parte dos alunos possuem acesso a internet em casa, acho isso um bom começo, infelizmente, nós professores não estamos preparados para utilização imediata desses recursos, estamos engatinhando e com isso o processo ensino aprendizagem.
  • Dia 26/09/2013

    • Atividade 1.2 - 
      <br /> 
      <br />Atualmente ser professor é ser dinâmico, estar atualizado, informado, entender que o mundo de nossos alunos não é mais o mesmo mundo em que nós fomos educados. Ser professor é preparar alunos para a vida, e com ele se atualizar, aprender enquanto ensinamos o aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário